Federação Cearense de Basketball
Fortaleza, 22 de fevereiro de 2016
Nota Oficial NO 013/2016
IV TORNEIO “LUIZ COELHO DE CARVALHO”
Programação de jogo final
Dia 06 março sábado Ginásio Poliesportivo de Tabuleiro do Norte
1830h jogo 3 Tabuleiro do Norte x Moradanovense
SEGURANÇA AOS OFICIAIS DESIGNADOS PARA AS ARBITRAGENS NO INTERIOR E Á EQUIPE VISITANTE
Alteração no Regulamento Geral para as competições da FCB
A Nota Oficial 302/2015, de 20 de dezembro, passado, atualizou o Regulamento Geral que deverá ser observado em todas as competições desta entidade, como se vê:
“q) As sedes do interior deverão oferecer ginásios de acordo com as exigências das Regras Oficias e serão responsáveis pela segurança dos árbitros e equipes visitantes.
r) Em nenhuma hipótese, serão permitidas vendas de bebidas alcoólicas no interior dos ginásios aprovados e é vedado o uso de equipamentos sonoros (buzinas, instrumentos de percussão, etc) na arena dos jogos. Os árbitros estão autorizados a coibir tais manifestações sob pena de suspensão da partida até que se cumpra este regulamento. Havendo o reconhecimento da autoria do uso do equipamento sonoro por torcida reconhecida, a equipe em descumprimento poderá ser penalizada de acordo com as Regras Oficiais.”
Ocorre que excessos e abusos estão sendo cometidos colocando em risco a integridade dos Oficiais e/ou das equipes visitantes, o que é intolerável sob qualquer ótica. Como está no Regulamento Geral (...admitindo-se que, a qualquer momento, esta entidade poderá adotar novos procedimentos...), a letra q) passa a ter a redação que se segue:
“q) As sedes do interior deverão oferecer ginásios de acordo com as exigências das Regras Oficias e serão responsáveis pela segurança dos árbitros e das equipes visitantes. Para tanto, deverão providenciar policiamento (público ou privado) a fim de evitar excessos de terceiros e somente os listados na súmula e/ou reconhecidos previamente pelos Oficiais poderão ter acesso aos bancos dos substitutos. Além disso, não será permitida a entrada de terceiros na quadra até que a equipe visitante competidora e os Oficiais tenham se retirado. Em caso de descumprimento, a FCB aplicará multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e interditará o local designado por 90 (noventa) dias, sem prejuízo das possíveis penalizações determinadas pela Justiça Desportiva.”
Adelson Leite Julião
Presidente