Federação Cearense de Basketball
Fortaleza, 23 de fevereiro de 2016
Nota Oficial NO 015/2016
LIGA NACIONAL
Basquete Cearense 71 x 62 Caxias (16 x 15 – 22 x 20 – 12 x 18 – 21 x 09)
B- Eduardo Machado (12), Davi Rosseto (10), Audrei Parisotto (12), Marcus Toledo (13), Rashaun Lemore (11), Leonardo Klassmman (6), Luiz Felipe (7)
ANULAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE JOGADOR POR CONTRARIAR REGULAMENTO
Anula-se, conforme o RITA da FCB, a transferência de Danilo Julio de Sousa Menezes (FCB 4934) para a equipe Barra Sharks (Nota Oficial 010, de 18 Fev 2016) tendo em vista que o citado já participou de jogos pela equipe Square Boys no LXIV Campeonato Cearense Adulto Masculino – Série A1, nos dias 12 e 20 Dez 15. Diante do exposto, o nominado permanece vinculado à equipe Square Boys.
IV TORNEIO “LUIZ COELHO DE CARVALHO”
Correção na programação de jogo final
Dia 05 março sábado Ginásio Poliesportivo de Tabuleiro do Norte
1830h jogo 3 Tabuleiro do Norte x Moradanovense
SIGNIFICADO DE CHANCELA
Avoluma-se nesta entidade pedidos de chancela para eventos de basquetebol, promovidos por terceiros que sequer possuem personalidade jurídica ou promovidos por pessoas físicas, o que é um empecilho à concessão, pois a concessão de chancela da FCB transfere a terceiros as suas obrigações previstas na lei que regula o desporto no país, no seu Estatuto, no Estatuto da Confederação Brasileira de Basketball (e no seu Regimento Geral).
Vale entender: a FCB aceitando que terceiros promovam eventos de basquetebol em seu nome, todas as realizações (inclusive cumprimento de obrigações legais como recolhimentos de impostos aos fiscos federal, estadual e/ou municipal) serão de responsabilidade dos terceiros chancelados, o que é temerário.
A par disso, a chancela significa também submissão ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD, em seu todo, de modo que nenhuma apenação disciplinar ou pecuniária poderá ser aplicada por terceiros aos entes previstos no CBJD, sem que o rito processual seja obedecido (contraditório e ampla defesa), particularmente no que se refere ao pagamento do preparo, conforme os valores estabelecidos pelo Exmo. Sr. Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD/Confederação Brasileira de Basketball e válidos para todos os Tribunais estaduais. Entende-se também que o Tribunal de Justiça Desportiva/Federação Cearense de Basketball deverá designar/estender Comissão Disciplinar para funcionar junto ao evento.
O pedido de chancela deve também ser acompanhado do pagamento da taxa prevista no regimento de taxas da FCB, como estabelecido, e todos os árbitros e jogadores deverão estar registrados na FCB e na CBB.
Adelson Leite Julião
Presidente