Federação  Cearense  de  BasketbalL

Ceará aguarda que a CBB reveja suas ações para não mais violar as autonomias das Federações

Fortaleza, 26 de janeiro de 2018

NOTA OFICIAL No 022/2018

ESCALA DE OFICIAIS

Dia 27 janeiro  sábado             Ginásio Poliesportivo de Sobral

1500h final        Asb Sobral               x  Náutico              

              Árbitros: Davi Fidelis – Daniel Feitosa – Paulo Sérgio Silva

              Mesárias: Jovaneida Araujo – Thaise Abreu

 

LXV CAMPEONATO CEARENSE ADULTO MASCULINO – Série A1 Especial

Programação de jogo - Decisão do título de campeão

Dia 28 janeiro  domingo          Ginásio Polieportivo de Tabuleiro do Norte

1100h   final      Tabuleiro do Norte     x   Crossover                 

               Árbitros: Davi Fidelis – Daniel Feitosa – Paulo Sérgio Silva

               Mesários: Jôsy Lima – Ives Simões

 

Interpretações Oficiais das Regras Oficiais de Basquetebol

ART. 30 BOLA RETORNADA PARA A QUADRA DE DEFESA

30.1 Determinação

        Enquanto está em suspensão, um jogador preserva o mesmo status em relação ao piso, como onde ele estava tocando o piso por último, antes de saltar no ar. Entretanto, quando um jogador em suspensão salta de sua quadra de ataque e obtém o controle de bola enquanto ainda está em suspensão, ele é o primeiro jogador de sua equipe a estabelecer um novo controle de bola da equipe.

        Se seu impulso, então, o retorna à sua quadra de defesa, é inevitável que ele retorne também com a bola para sua quadra de defesa. Portanto, se um jogador que está em suspensão estabelece um novo controle de bola da equipe, a posição relativa daquele jogador na quadra de ataque/defesa não será determinada, até que ele tenha retornado com ambos os pés ao piso.

        30.2   Exemplo

        A1 em sua quadra de defesa, tenta em um contra ataque, passar a bola para A2 na quadra de ataque. B1 salta da quadra de ataque da equipe B, agarra a bola enquanto está em suspensão e retorna ao piso:

                         (a) Com ambos os pés em sua quadra de defesa.

                         (b) Com um pé de cada lado da linha central.

    (c) Com um pé de cada lado da linha central e então, dribla ou passa a bola para sua quadra de defesa.

                          INTERPRETAÇÃO

         Não ocorreu violação. B1 estabeleceu o primeiro controle de bola da equipe B enquanto estava em suspensão e sua posição relativa à quadra de ataque/defesa não foi determinado até que ambos os seus pés retornassem ao piso. Em todos os casos, B1 está legalmente em sua quadra de defesa.

         30.3   Exemplo

          Em uma bola ao alto entre A1 e B1 para iniciar o primeiro período, a bola é legalmente tapeada quando, A2 salta de sua quadra de ataque, agarra a bola enquanto está em suspensão e retorna ao piso:

                     (a) Com ambos os pés em sua quadra de defesa.

                     (b) Com um pé de cada lado da linha central.

     (c) Com um pé de cada lado da linha central e então, dribla ou passa a bola para sua quadra de defesa.

                          INTERPRETAÇÃO

         Não ocorreu violação. A2 estabeleceu o primeiro controle de bola da equipe A enquanto estava em suspensão. Em todos os casos, A2 está legalmente em sua quadra de defesa.

          30.4   Exemplo

          A1, fazendo uma reposição em sua quadra de ataque tenta um passe para A2. A2 salta de sua quadra de ataque, agarra a bola enquanto está em suspensão e retorna ao piso:

                      (a) Com ambos os pés em sua quadra de defesa.

                      (b) Com um pé de cada lado da linha central.

      (c) Com um pé de cada lado da linha central e então, dribla ou passa a bola para sua quadra de defesa.

                          INTERPRETAÇÃO

         Violação da equipe A. A1 estabeleceu o controle de bola da equipe A na quadra de ataque antes de A2 pegar a bola enquanto estava em suspensão e retornou ao piso em sua quadra de defesa. Em todos os casos, A2 retornou a bola ilegalmente para a quadra de defesa.

          30.5   Exemplo

          A1 está com um pé de cada lado da linha central para iniciar o 2º período e passa a bola para   A2. A2 salta de sua quadra de ataque, segura a bola enquanto está em suspensão e retorna ao piso:

                          (a) Com ambos os pés em sua quadra de defesa.

                          (b) Com um pé de cada lado da linha central.

       (c) Com um pé de cada lado da linha central e então, dribla ou passa a bola para sua quadra de defesa.

                          INTERPRETAÇÃO

          Violação da equipe A. A1 estabeleceu o controle de bola da equipe A. A2, saltando de sua quadra de ataque e pegando a bola enquanto estava em suspensão, estabeleceu o controle de bola da equipe A na quadra de ataque. Em todos os casos por retornar ao piso em sua quadra de defesa, A2 causou o retorno ilegal da bola para sua quadra de defesa.

          30.6   Exemplo

          Fazendo a reposição em sua quadra de defesa, A1 tenta um passe para A2 em sua quadra de ataque. B1 salta de sua quadra de ataque, pega a bola enquanto está em suspensão e, antes que ele retorne ao piso em sua quadra de defesa, ele passa a bola para B2 em sua quadra de defesa.

                           INTERPRETAÇÃO

                           Violação da equipe B por retornar a bola ilegalmente para a quadra de defesa.

30.7 Determinação

        Uma bola viva retorna ilegalmente para a quadra de defesa quando um jogador da equipe A, que está completamente na quadra de ataque, faz com que a bola toque a quadra de defesa, depois que um jogador da equipe A, que está tanto na quadra de ataque ou na quadra de defesa, é o primeiro a tocar a bola. Entretanto, é legal quando o jogador da equipe A, na quadra de defesa, faz a bola tocar na quadra de ataque, depois que o jogador da equipe A que está tanto na quadra de ataque ou na quadra de defesa, é o primeiro a tocar a bola.

        30.8   Exemplo

        A1 está completamente parado com ambos os pés na quadra de ataque, próximo à linha central, quando A1 tenta um passe picado para A2 que também está parado com ambos os pés na quadra de ataque, próximo à linha central. Durante o passe, a bola toca a quadra de defesa antes de tocar A2.

                         INTERPRETAÇÃO

        Violação por retornar a bola ilegalmente para a quadra de defesa.

        30.9   Exemplo

        A1 está parado com ambos os pés na quadra de defesa, próximo à linha central, quando A1 tenta um passe picado para A2 que também está parado com ambos os pés na quadra de defesa, próximo à linha central. Durante o passe, a bola toca a quadra de ataque antes de tocar A2.

                         INTERPRETAÇÃO

         Jogada legal. Não é uma violação de volta de bola, porque nenhum jogador da equipe A que controlou a bola estava na quadra de ataque. Entretanto, como a bola foi para a quadra de ataque, a contagem dos 8 segundos é paralisada no momento que a bola toca a quadra de ataque. Uma nova contagem de 8 segundos será iniciada assim que A2 tocar a bola.

          30.10 Exemplo

           A1, em sua quadra de defesa passa a bola em direção à sua quadra de ataque. A bola é desviada em um oficial que está parado na quadra de jogo com ambos os pés, um de cada lado da linha central e depois a bola é tocada por A2 que está em sua quadra de defesa.

                           INTERPRETAÇÃO

          Jogada legal. Não é uma violação de volta de bola, porque nenhum jogador da equipe A controlou a bola na quadra de ataque. Entretanto, como a bola foi para a quadra de ataque, a contagem de 8 segundos é paralisada no momento que a bola toca o oficial. Uma nova contagem de 8 segundos será iniciada, assim que, A2 tocar a bola.

           30.11 Exemplo

           A equipe A está controlando a bola em sua quadra de ataque, quando a bola é simultaneamente tocada por A1 e B1 e então, vai para a quadra de defesa da equipe A, onde A2 é o primeiro a tocar a bola.

                           INTERPRETAÇÃO

                           A equipe A fez com que a bola retornasse ilegalmente para sua quadra de defesa.

          30.12 Exemplo

          A1 dribla a bola da sua quadra de defesa para quadra de ataque, tendo ambos os pés na sua quadra de ataque, porém continua driblando a bola em sua quadra de defesa, quando a bola toca sua perna e salta para sua quadra de defesa quando A2 inicia um drible.

                           INTERPRETAÇÃO

           Jogada legal, pois A1 ainda não tinha estabelecido um controle de bola em sua quadra de ataque.

           30.13 Exemplo

            A1 em sua quadra de defesa passa a bola para A2 que está em sua quadra de ataque. A2 toca a bola e ela retorna para A1 que ainda está em sua quadra de defesa.

                            INTERPRETAÇÃO

            Jogada legal, pois A2 ainda não tinha estabelecido um controle de bola em sua quadra de ataque.

            30.14 Exemplo

            Em uma reposição do prolongamento da linha central, após uma falta antidesportiva, A1 passa a bola para A2. A2 salta sobre a linha central, e com seu pé esquerdo em sua quadra de ataque e com o pé direito ainda no ar ele agarra a bola. Em seguida, ele coloca seu pé direito em sua quadra de defesa.

                             INTERPRETAÇÃO

             Jogada legal. Somente após tocar a quadra de ataque com ambos os pés, A2 estabelece o controle de bola da equipe em sua quadra de ataque.

             30.15 Exemplo

             Em uma reposição em sua quadra de ataque, A1 passa a bola para A2. A2 salta sobre a linha central, e com seu pé esquerdo em sua quadra de ataque e com o pé direito ainda no ar, ele agarra a bola. Em seguida, ele coloca seu pé direito em sua quadra de defesa.

                              INTERPRETAÇÃO

             A2 fez com que a bola fosse retornada ilegalmente para sua quadra de defesa, porque A1, jogador que estava fazendo a reposição, já tinha estabelecido o controle de bola da equipe na quadra de ataque da equipe A.

              30.16 Exemplo

              A1 dribla em sua quadra de ataque perto da linha central quando B1 dá um tapa na bola que vai para quadra de defesa da equipe A. A1 com ambos os pés ainda na sua quadra de ataque continua a driblar a bola que saltou em sua quadra de defesa.

                              INTERPRETAÇÃO

              Jogada legal, A equipe A não foi a última a tocar a bola em sua quadra de ataque. Com isso A1 poderia continuar seu drible completamente em sua quadra de defesa, com um novo período de 8 segundos.

             30.17 Exemplo

             A1 em sua quadra de defesa passa a bola para A2. A2 salta de sua quadra de ataque, agarra a bola enquanto está no ar e retorna ao piso:

             (a) Com ambos os pés em sua quadra de defesa

             (b) Tocando a linha central

             (c) Com um pé de cada lado da linha central e então passa ou dribla a bola para sua quadra de defesa.

                              INTERPRETAÇÃO

             Violação da equipe A por retornar ilegalmente a bola para sua quadra de defesa. A2 tinha estabelecido o controle de bola na sua quadra de ataque quando agarrou a bola enquanto estava no ar.

 

Adelson Leite Julião

Presidente

 

 

 




Adelson Leite Julião

Presidente

Versão para impressão