Federação Cearense de Basketball
FCB solicita ao STJD certidões narrativas de 3 processos encaminhados em dezembro do ano passado, via CBB, em que denuncia atos do Sr. Presidente da CBB, considerados ilegais.
Fortaleza, 25 de junho de 2018
NOTA OFICIAL No 126/2018
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
Dia 30 junho sábado Ginásio do Círculo Militar
1330h Ch A jogo 29 Assunção x Ateneu/Gladiadores I Série A1
1500h jogo 38 Univida/Tabuleiro x Moradanovense Série A1 Especial
Dia 01 julho domingo Ginásio do Colégio Militar
1000h Ch A jogo 30 Barra Sharks x Ateneu/Gladiadores I Série A1
1130h Ch B jogo 20 NBC II x Ateneu/Gladiadores II Série A1
1300h Ch A jogo 31 ABA Apuiarés x Sertões Série A1
1430h Ch B jogo 21 CBA Apuiarés x Maracanã/Maracanaú Série A1
Dias 07 e 08 julho: Não haverá jogos (recuperação do piso do Ginásio do Colégio Militar)
Alterações nas Regras que irão vigorar a partir de 01 out 2018
A Federação Internacional de Basketball (FIBA) realizou nos dias 06 e 07 de junho, em Mies, na Suíça, aprovando as alterações que se seguem:
Nova regra: se uma falta técnica for marcada, um lance livre será concedido. Após o lance livre, o jogo será reiniciado pela equipe que controlava a bola ou tinha direito à bola do ponto em que a falta técnica foi marcada.
Razão para mudar: Para evitar uma situação de penalidade dupla após uma falta técnica ser marcada e garantir o equilíbrio entre a equipe com a bola ou sem a bola.
Regra emendada: 29.2.3 O cronômetro será “resetado” sempre que o jogo for interrompido por um oficial por uma falta ou violação cometida pela equipe no controle da bola.
Nestas situações, a posse da bola será atribuída à equipe adversária que anteriormente tinha o controle da bola. Então:
- Se a reposição for administrada na quadra de defesa, o relógio será reiniciado em 24 segundos.
- Se a reposição for administrada na quadra de ataque, o relógio será reposto para 14 segundos.
Quando o cronômetro de jogo mostrar dois minutos ou menos no quarto período e na prorrogação, depois de um tempo debitado pela equipe que tem direito à posse da bola em sua quadra de defesa, o técnico desse time tem o direito de decidir se a reposição subsequente será administrada na linha de reposição, do lado oposto à mesa de controle, na quadra de ataque da equipe ou na quadra de defesa da equipe.
Se a reposição for administrada na linha de reposição, do lado oposto à mesa de controle na quadra de ataque da equipe, o cronômetro será reiniciado da seguinte forma:
Razão para mudar: encurtar o tempo que a equipe ofensiva tem à sua disposição para um arremesso, uma vez que a equipe já esteja na quadra de ataque e para permitir mais oportunidades para um arremesso de campo durante o jogo.
Nova regra: 35.1.1: uma falta dupla é uma situação na qual dois adversários cometem faltas pessoais, um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo.
35.1.2: para considerar duas faltas como uma falta dupla, as seguintes condições serão requeridas:
- ambas as faltas são faltas de jogador; ambas envolvem contato físico;
- ambas são entre os dois oponentes ao mesmo tempo; e ambas têm a mesma penalidade.
Razão para mudar: simplificar os princípios de regras na situação em que dois oponentes cometem faltas pessoais, um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo.
Nova regra: 39.3.1: independentemente do número de membros do banco da equipe desclassificado por deixar a sua área de banco, uma única falta técnica ('B') será marcada contra o técnico. Todo o pessoal da suplência que, depois de deixar a área de banco, estiver ativamente envolvido em uma briga será desqualificado de acordo com os respectivos artigos (falta desqualificante 'D').
Razão para mudar: penalizar os membros do banco da equipe por deixarem a área de banco da equipe durante a luta na quadra de forma diferente (estejam ou não envolvidos ativamente na briga).
Adelson Leite Julião
Presidente